top of page

Grandes nomes do Bem-Estar Animal

Broom full size.JPG

Prof. Dr. Donald Broom - University of Cambridge

Biólogo inglês e professor emérito de bem-estar animal na Universidade de Cambridge. Contribuiu significativamente para a pesquisa de bem-estar animal, principalmente na definição e esclarecimento dos principais conceitos usados nesta área da ciência, além de muitos estudos para o conhecimento de métodos para avaliação científica do bem-estar animal. Estes têm sido praticamente aplicados ao manejo, alojamento e transporte de animais de criação, especialmente bovinos, ovinos, suínos, aves e peixes.

Prof. Marian Dawkings - University of Oxford

Bióloga britânica e professora de etoologia na Universidade de Oxford. Têm sido uma das principais a promover o estudo científico do comportamento animal e bem-estar. Vindo de um background etológico fundaental, dedicou grande parte de sua vida profissional a questões relacionadas ao comportamento e bem-estar dos animais manejados por seres humanos, colaborando em diversas obras consagradas sobre os temas. Seus interesses de pesquisa incluem formação de hierarquia social, consciência animal e particularmente colocar em prática a pesquisa sobre bem-estar animal.

marian-dawkins-.jpeg
Ian_Duncan.png

Prof. Ian Duncan - University of Guelph

Etólogo escocês e professor emérito da Universidade de Guelph, no Canadá. Pioneiro da ciência do bem-estar animal e na abordagem de senciência nos animais, passou grande parte de sua carreira desenvolvendo métodos de "perguntar" aos animais da fazenda o que eles sentem sobre as condições em que são mantidos e os procedimentos a que estão sujeitos . Tem experiência e conhecimento em cuidados com animais em geral e no bem-estar de aves em particular. Os temas estudados incluem senciência, sua relação com bem-estar e testes de preferência.

Prof. Georgia Manson - University of Guelph

Bióloga comportamental britânica e professora da Universidade de Guelph. EStuda como os animais se adaptam às condições de alojamento em cativeiro (ou não), especialmente condições que atendem às suas necessidades fisiológicas, mas são muito pequenas ou monótonas para permitir o comportamento natural. Ela também está interessada na validação de indicadores de bem-estar animal. Sua pesquisa geralmente se concentra em animais de criação, de laboratório e aqueles mantidos em zoológicos.

Georgia%20Mason_edited.jpg
james serpell.jpg

Prof. James Serpell - University of Pennsylvania

Biólogo italiano e professor da Universidade da Pensilvânia. Ele leciona sobre ética, comportamento e bem-estar animal na Escola de Medicina Veterinária da Universidade. Seu trabalho concentra-se no comportamento e bem-estar de cães e gatos, o desenvolvimento de atitudes humanas em relação aos animais, e a história e o impacto das relações homem-animal. Os temas de estudo incluem experiências iniciais e desenvolvimento do comportamento e seleção genética antropomórfica.

Prof. Temple Grandin - Colorado State University

Zootecnista estadunidense e professora na Universidade Estadual do Colorado. Revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros. É designer de instalações de manejo de gado e os sistemas curvos de rampa e corrida que ela projetou para o gado são usados em todo o mundo. Seus escritos sobre princípios do comportamento dos animais em pastoreio ajudam muitas pessoas a reduzir o estresse nos animais durante o manuseio.

temple grandin.jpg
Dodôdz.jpg

Prof. Adroaldo Zanella - Universidade de São Paulo

Médico veterinário brasileiro e professor da FZEA-USP. Foi o primeiro médico veterinário do mundo com doutorado em bem-estar animal. O foco do trabalho é estudar os fatores ambientais e o impacto dos mesmos na capacidade dos animais em se ajustar as situações de dificuldade, trabalhando principalmente com suínos. Tem como interesse de pesquisa o papel dos fatores ambientais na definição das respostas adaptativas de animais, além do desenvolvimento e validação de indicadores de bem-estar animal.

Prof. Carla Molento - Universidade Federal do Paraná

Médica veterinária brasileira e professora da UFPR. Trabalha com ensino, pesquisa e extensão na área de bem-estar de animais vertebrados. Colabora para o avanço no ensino de bem-estar animal para a medicina veterinária, zootecnia e todas as profissões que interagem com animais. Busca estratégias diretas ou indiretas para a diminuição do sofrimento de animais reconhecidamente sencientes e dedica sua carreira a diminuição do sofrimento deles.

carla molento.jpg
mateus paranhos.jpg

Prof. Mateus Paranhos - Universidade Estadual Paulista

Zootecnista brasileiro e professor na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, Jaboticabal. Leciona etologia e bem-estar animal. Possui experiência nas áreas de ecologia e etologia dos animais domésticos. Trabalha com bem-estar de animais de produção desde o início dos anos 1980 e tem se dedicado ao desenvolvimento de muitos projetos de pesquisa e extensão com o objetivo de promover o bem-estar animal no Brasil e em outros países da América Latina.

Prof. Cristiane Pizzutto - Universidade de São Paulo

Médica veterinária brasileira e professora da FMVZ-USP. Atua com comportamento e enriquecimento ambiental de animais silvestres desde 1997, com enfoque em endocrinologia comportamental e bem-estar animal. Se dedica a difundir a importância dos zoológicos e aquários do Brasil, enquanto trabalha em conjunto com várias dessas instituições na busca por condições adequadas aos animais.

cristiane pizzutto.jpg

Quer saber mais sobre Bem-Estar Animal?

bottom of page